Caixa Federal

3 de Agosto de 2016 às 16:51

Contra a retirada de direitos funcionários protestam em todo país

A luta dos empregados da Caixa contra a retirada de direitos e o desmonte do banco não acabou. Nesta quarta-feira, 3 de agosto, os funcionários realizaram um novo Dia Nacional de Luta.

Em Dourados, houve retardamento na abertura da agência Centro da Caixa e os trabalhadores aproveitaram para denunciar as artimanhas da direção da entidade que nos últimos meses tem atacado direitos com extinção da função de caixas, retirada do pagamento do adicional de insalubridade aos avaliadores de penhor, ameaças a tesoureiros e técnicos bancários, fechamento de agências, não contratação, etc.

Por conta disso, nas unidades Brasil afora o clima é de apreensão. No dia, 12/6 após pressão dos trabalhadores, a direção da Caixa recuou e afirmou que o pagamento do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor seria mantido em julho.

O anúncio foi feito na reunião extraordinária de negociação permanente entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e a direção do banco.

O fim do pagamento do adicional de insalubridade aos avaliadores de penhor havia sido anunciado pela Caixa em 5 de julho. Alega-se que laudos feitos por empresas contratadas consideraram que o ambiente em que se manipulam produtos químicos pelos avaliadores não apresenta risco à saúde e que, portanto, os empregados da área não teriam mais direito ao correspondente a 40% do salário mínimo (R$ 352).

A Caixa estipulou prazo até 11/8, quando ocorrerá nova reunião, para a Comissão dos Empregdos apresentar contra-laudo. O banco também estendeu o suspensão de corte do adicional por 90 dias.



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Benilson de Lázari
Diretor de Esporte, Cultura e Lazer
Everson Jardim de Souza
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884