Notícias

16 de Junho de 2020 às 16:30

Banco do Brasil de Rio Brilhante registra dois casos positivos de Covid-19

Foram notificados os dois primeiros casos de bancários da base do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região acometidos pela Covid-19. Ambos ocorreram na agência do Banco do Brasil da cidade de Rio Brilhante (MS). A administração do banco comunicou o primeiro caso ao sindicato no sábado (13) e nesta segunda-feira (15) confirmou o segundo caso.

Diretor do Sindicato também testou positivo - CLIQUE AQUI E VEJA

O Sindicato está acompanhando as providências que o banco está tomando. Na segunda-feira a agência permaneceu sem atendimento ao público para realização da desinfecção do espaço, correspondendo ao direcionamento nacional conquistado a partir da reivindicação da categoria através do Comando Nacional dos Bancários junto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Todos os demais trabalhadores, incluindo os terceirizados, que estavam na agência realizaram exames e aguardam resultado. Os exames foram disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Rio Brilhante após gestão da administração local do Banco do Brasil.

A agência mantém o auto atendimento funcionando e a parte interna apenas por telefone, com número reduzido de funcionários. Além dos que já estavam afastados em razão de serem do grupo de risco, somam os dois casos que testaram positivos. Ainda foram afastados os que trabalhavam mais próximos dos casos confirmados.

Testagem dos bancários

Este caso levanta uma preocupação do movimento sindical pela falta de testagens entre a categoria. Segundo o diretor de saúde e condições de trabalho do sindicato, Janes Estigarribia, “os sindicatos, inclusive o nosso, vem cobrando da Fenaban em mesa de negociação, através do Comando Nacional, a testagem da categoria para monitorar o contágio entre os bancários.”

Já o presidente do Sindicato, Carlos Longo, chama a atenção de que: “é possível que haja muitos outros casos de bancários contaminados, mas assintomáticos nessa e em outras agências bancárias, especialmente em nossa base, que tem Dourados hoje como epicentro do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul.”

Ainda segundo Longo, “entramos em contato com a Gestão de Pessoas do BB (GEPES) e com a Superintendência Regional do banco em Dourados, para verificar se os procedimentos referentes aos protocolos sanitários estão sendo cumpridos.”

Orientação do Sindicato

A diretoria do sindicato chama a atenção da categoria para a importância de continuarem mantendo todos os cuidados, exaustivamente divulgados pelas autoridades de saúde, em relação a prevenção do contágio e propagação do Coronavírus (COVID-19). Orienta também para aqueles que por ventura estejam ou venham estar com algum sintoma, não vá ao trabalho. Comunique a sua chefia e fique em isolamento até que possa realizar o teste. Assim você estará se protegendo e protegendo seus colegas de trabalho. Além disso, reforçamos a importância de manter o isolamento social.

É importante lembrar que a categoria bancária está na linha de frente dos trabalhos essenciais nessa pandemia. Temos lutado para que as condições de segurança sejam garantidas. Desde o início da pandemia, negociações têm sido realizadas de forma permanente entre os representantes dos trabalhadores e os bancos.

“A atuação dos Sindicatos e a unidade nacional da categoria têm sido fundamentais para garantir diversos direitos, como o afastamento dos bancários pertencentes ao grupo de risco, a não demissão durante a pandemia, o fornecimento de EPIs, e no caso do BB, em negociação nesta segunda-feira (15), garantimos também que não haverá descomissionamento, entre outros.” Finalizou o presidente do Sindicato Carlos Longo.  

Fonte: SBTRF de Dourados e Região

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884