Banco do Brasil

28 de Junho de 2018 às 14:57

Banco do Brasil está armando golpe na Cassi

Diretores indicados pelo banco na Cassi estão encaminhando ao Conselho Deliberativo proposta de mudar a governança para implantar o voto de minerva a favor do banco no Conselho Deliberativo e criar uma gerência com status de diretoria, que será na prática mais uma indicada pelo patrocinador. Com isso, o banco passa a controlar as decisões do Conselho e da Diretoria e poderá aprovar tudo o que for de seu interesse, à revelia dos associados.

A proposta não foi aprovada na Diretoria da Cassi e foi encaminhada ao Conselho Deliberativo atropelando todas as normas regimentais e estatutárias da Caixa. Com um procedimento que não foi adotado nem pela ditadura militar, o banco pretende rasgar o estatuto da Cassi e destituir o Corpo Social de seu poder soberano de aprovar ou rejeitar alterações estatutárias.

Ao mesmo tempo, os indicados pelo banco querem aprovar a toque de caixa aumento na co-participação em consultas e exames, entre quatro paredes e à revelia dos associados. Resta saber se os recém-eleitos para a Cassi vão colaborar com o banco para tirar mais dinheiro dos associados. Os prepostos que querem onerar os associados sempre foram gastões: as duas diretorias indicadas pelo banco têm nove gerências para cuidar de TI e assuntos internos, enquanto as duas diretorias eleitas têm cinco gerências para cuidar da atividade-fim, a saúde dos funcionários.

Fica cada vez mais explícito porque o banco foge da mesa de negociação. A Comissão de Empresa e as entidades representativas nunca aceitariam propostas deste tipo. Com estas iniciativas o banco quer atropelar os associados e aplainar o caminho para reduzir as contribuições patronais, implantar cobrança por dependentes, excluir os futuros aposentados da Cassi e aumentar as contribuições dos associados.

O presidente do Conselho Deliberativo Sérgio Faraco, eleito pelos associados, tem colaborado com o banco. Convocou reunião extraordinária de caráter informativo, esperou a saída de uma das conselheiras para colocar em votação assuntos de interesse do banco, como a constituição de grupo para elaborar a proposta que agora está sendo encaminhada ao Conselho. Com atitudes como esta Faraco vai facilitando a vida do banco.

 



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884