Banco do Brasil

11 de Dezembro de 2019 às 15:40

Em audiência presidente do BB confirma que quer privatizar o Banco do Brasil

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, confirmou que quer privatizar a instituição financeira. "Eu poderia ficar aqui e explicar como seria vantajoso a privatização. Mas seria chover no molhado. Eu sou a favor? Sou". 

No entanto, Novaes afirmou durante a audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público na Câmara Federal, nesta terça-feira (10/12), que o BB não será vendido. Ninguém acredita, é claro. 

Nas intervenções de parlamentares e convidados, foram destacados os números e os diagnósticos que demonstram a importância do Banco do Brasil para país. E houve duras críticas ao fato de Rubem Novaes ser um defensor da privatização do banco estando à frente da instituição. Os deputados da base governista e representantes da liderança do governo, inclusive, fizeram declarações contrárias à privatização e destacando que o banco pode ser propulsor de políticas macroeconômicas, como a redução de juros, contrariando o discurso neoliberal de Novaes e Guedes.

O desmonte do banco comprova o que pode vir por aí em breve. O governo vendeu a participação na resseguradora IRB, as frações na BB Seguridade, Neoenergia, Cibrasec (Companhia Brasileira Securitização) e Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE), além de ter feito oferta secundária de ações.  

A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) afirmou que o povo brasileiro precisa do BB, pois a empresa é um instrumento estratégico para o desenvolvimento nacional. "Um banco como esse não poderia ter na presidência alguém que diz que: 'É minha opinião, não é do governo. Mas eu acho que em algum momento a privatização do Banco do Brasil é inevitável'. Se o banco não será privatizado, suas subsidiárias estão em risco".

Participaram da mesa da audiência como expositores Reynaldo Fujimoto, presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e Mariel Lopes, representante do Dieese e Wagner Nascimento representou a Contraf-CUT.

* com informações do seeb df



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884