Saúde

15 de Julho de 2019 às 09:08

Gestão e metas abusivas adoecem bancários

As metas e a gestão abusivas dos bancos são os principais motivos das doenças dos bancários, principalmente as psicológicas. A situação é preocupante, pois os empregados têm receio de falar sobre o problema e não procuram ajuda.

Menos de 20% apresentam os atestados ou buscam os direitos para tratamento. Como o preconceito ainda é grande, o trabalhador não apresenta a documentação com medo de ficar marcado no banco. Esta foi uma das constatações feitas no seminário sobre saúde do trabalhador, realizado na quarta-feira (10/07), em São Paulo.

A cobrança exagerada para o cumprimento de metas leva à precarização. O empregado acaba realizando as atividades sem perceber. No automático. Resistindo e, quase sempre doente, trabalhando até não aguentar mais. O enfrentamento e a união junto ao movimento sindical são os mecanismos para solucionar os problemas.

O modelo de vida "Just In time" (tudo para agora) foi outro tema que repercutiu no evento. As metas não são mais semestrais e, sim, diárias ou semanais. Como tudo é para ontem, a cobrança só aumenta. E junto cresce o abuso do direito com as técnicas e políticas de gestão: metas, controle do tempo, do ritmo e da produtividade.

Elisa Ferreira, psicóloga, especialista em psicologia clínica, perita assistente na justiça do trabalho, consultora e assessora em saúde do trabalhador, explicou os quadros de sintomas de bancários que podem indicar o início do adoecimento. “A sociedade está acostumada a perguntar se está com problemas em casa, com os filhos, com o casamento, na vida pessoal de forma geral, quando na verdade, o problema está no local de trabalho. Precisamos ficar atentos.”

Elisa, que é membro da comissão intersetorial em saúde do trabalhador e da Comissão de saúde mental do conselho municipal de saúde de Florianópolis, além de Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde (CNPq), diz que o maior problema é a vergonha dos trabalhadores em assumir um problema. “Menos de 20% dos bancários, com este tipo de problema, apresentam os atestados ou buscam seus direitos para os tratamentos. Eles têm medo de apresentar a documentação e ficarem com um X nas costas. Temos que coibir este tipo de mentalidade nos bancos.”

 *Com informações contraf

 



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