Notícias

18 de Fevereiro de 2019 às 10:04

Governo libera veneno na mesa do brasileiro

Pelo que estamos vendo o governo Bolsonaro só fala em retrocessos em sua gestão, várias são as propostas e uma dela é o veneno que vai direto para a mesa dos brasileiros.

Desde 1º de janeiro, 57 novos produtos elaborados com agrotóxicos foram autorizados. Em média, mais de um por dia. Do total, 12 foram classificados como extremamente tóxicos - maior grau toxicológico possível.

Entre os pesticidas com registros aprovados nesta semana está o Mancozebe, usado em culturas como arroz, banana, feijão, milho e tomate. Além do Piriproxifem, indicado para café, melancia, soja e melão. 

Mesmo classificados como extremamente tóxicos, o Ministério da Agricultura aprovou o manuseio dos pesticidas em produtos que fazem parte da dieta diária de quase todo brasileiro. Com isso, o Brasil chega a 2.123 produtos elaborados com agrotóxicos em circulação.

O caminho que o Brasil toma é muito diferente de países da União Europeia, onde a comercialização dos pesticidas considerados muito tóxicos, como o Imazetapir e o Hexazinona, é proibida desde 2004.

Em miúdos, o brasileiro deve ficar bem atento ao que compra para colocar na mesa, pois pode estar levando veneno embalado disfarçado de alimento. 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884