Banco Santander

23 de Junho de 2017 às 09:44

Mesmo lucrando Santander segue demitindo

Mesmo com lucro o líquido e com a carteira de clientes em ascensão no primeiro semestre de 2016, o banco Santander continua a passar a régua no seu quadro de funcionários. Foram 1368 cortes no mesmo período, 1265 apenas entre abril e junho, aponta levantamento do Dieese. Só neste ano o banco obteve lucro líquido gerencial de R$3,466 bilhões, crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado, correspondente a 19% das operações mundiais da instituição.

Os números expostos pelo Dieese deixam ver o fôlego do banco neste momento de crise política e econômica e mostram o quanto é perversa a política de recursos humanos do Santander quando tenta justificar os cortes e nossas reivindicações com a crise, informa Laudelino Vieira, diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados.

Os números divulgados pelo Dieese sobre o banco mostram que o momento de crise fortalece as instituições financeiras fragilizando os trabalhadores. O lucro do banco é impulsionado pelo trabalho duro e pelas metas exploratórias.

Crescimento expressivo nos últimos 12 meses

Nos últimos 12 meses a carteira do Santander cresceu 1,6 milhão de clientes. A escalada de clientes e operações no país representou 19% do lucro global da Instituição, que foi de € 2,911 bilhões. Outro dado, que chama a atenção para o bom desempenho do Santander no balanço divulgado pelo Dieese, é que a receita com prestação de serviços mais tarifas bancárias cresceu 11,9% em doze meses e passou a cobrir as despesas de pessoal em 152,33%.

 

* Com informações da Contraf.

 

Veja no anexo análise do balanço do Santander feita pelo Dieese.

 

Arquivos para baixar



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884