Caixa Federal

16 de Janeiro de 2018 às 08:58

No aniversario da Caixa empregados protestam contra desmonte da empresa

Os empregados da Caixa Econômica Federal realizaram no dia 12/1, um protesto contra as arbitrariedades da atual direção da empresa, que ataca os direitos dos bancários e promove uma reestruturação para atender ao projeto privatista do governo Michel Temer.

A atividade fez parte de uma mobilização nacional da categoria, no último dia 12 de janeiro em que foram comemorados os 157 anos do banco. “A Caixa tem um papel fundamental na sociedade, através de projetos de habitação popular, programas sociais e no desenvolvimento econômico do país.

O governo tem feito de tudo para acabar com esse papel social da Caixa e de todos os bancos públicos, através da verticalização. Os bancários criticaram a chamada verticalização, medida unilateral que aumenta ainda mais as metas, a sobrecarga de trabalho e a pressão sobre os funcionários, inclusive com ameaças de descomissionamentos. A medida gera incertezas em relação às transferências de empregados para outras unidades. Gestores poderão ter de assumir as carteiras de clientes de gerentes de Pessoa Jurídica (PJ), cujo encarteiramento é ainda mais difícil com as novas regras criadas para o Bônus Caixa, programa que, ao contrário da PLR e da PLR Social, discrimina a maioria dos trabalhadores na distribuição dos resultados do banco.

A Caixa está adotando práticas de mercado, que já existem no setor privado. Para alcançar as metas e receber o bônus muitos gerentes vão acabar aumentando a pressão sobre os demais trabalhadores. A medida visa claramente dividir o funcionalismo.

Em Dourados houve panfletagem em todas as agencias para clientes e funcionários.



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Benilson de Lázari
Diretor de Esporte, Cultura e Lazer
Everson Jardim de Souza
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884