Banco Santander

12 de Junho de 2019 às 09:36

Pressão dos sindicatos faz Santander recuar em trabalho nos finais de semana no Rio

O projeto do Santander em realizar trabalhos aos sábados não terá continuidade. Em comunicado o banco confirmou para nove agências o fim das atividades de orientação financeira em várias unidades. O suposto trabalho “voluntário” tinha sido programado para acontecer em 29 agências.

Não tem nada de voluntário

Sob forte pressão dos sindicatos, os protestos ganharam força nas redes sociais e levaram o banco espanhol a encerrar o trabalho aos sábados, que de “voluntário” não tinha nada.

Sindicatos em todo o país realizaram protestos e paralisações, denunciando a intenção do banco, que queria atrair clientes para seus produtos e serviços, desrespeitando a jornada de segunda à sexta-feira da categoria e não oferecendo nenhuma garantia trabalhista ou contrapartida para os trabalhadores. Sem a proteção dos direitos previstos na CLT e na Convenção Coletiva de Trabalho, os bancários ficaram expostos a riscos, pois como tratou as atividades como “voluntárias”, o banco não assumiria quaisquer responsabilidades em relação aos acidentes de trabalho.

Explorando brasileiros

O Santander é um dos bancos que mais elevam tarifas anualmente, além de fazer parte de um cartel no sistema financeiro nacional que pratica os maiores juros do mundo. O Sindicato denunciou a prática e divulgou essas informações para bancários e populares que passavam nas imediações.

Uma reportagem do Jornal do Brasil aponta que o banco cobra 20% a mais nos empréstimos para os brasileiros do que para seus patrícios, os espanhóis, país de origem da instituição. Ao todo, o percentual pode chegar a 1.761% de aumento nos serviços prestados pelo Santander.

 “Foi uma vitória de todos os bancários. Hoje é o Santander, amanhã poderia ser outra instituição financeira. Este recuo mostra que a mobilização da categoria junto ao Sindicato é o caminho para garantir vitórias e garantir direitos”, afirma o diretor do Sindicato, Marcos Vicente.

Fonte: seeb rio

 



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884