Banco Santander

21 de Setembro de 2017 às 17:04

Santander usa aplicativo imoral para assediar funcionários

O tratamento desumano no Santander só piora. Apesar de lucrar bilhões todos os anos, no primeiro semestre foram R$ 4,6 bilhões, a empresa continua a desrespeitar os trabalhadores. Denúncias chegadas a vários sindicatos da categoria bancária dão conta de que o banco lançou, através de um aplicativo, um jogo para todos os bancários e até estagiários, com a finalidade de fiscalizá-los e assediá-los no cumprimento de funções gerenciais.

Oficialmente, o aplicativo Bravi Quiz faz parte de uma campanha do Santander para incentivar os bancários não especializados a atenderem clientes de pessoas jurídicas, uma vez que os gerentes da função estão em visitas fora das unidades. Mas, na prática, promove o ‘desvio de função’, além de constranger os funcionários, porque os obriga a baixar o jogo e utilizá-lo fora da jornada de trabalho.

No aplicativo, onde pode ser vista a hashtag #TodomundoatendePJ, os bancários respondem a perguntas sobre como realizar o atendimento a este tipo de cliente, gerando para si uma determinada pontuação. Seus nomes passam a ser expostos em um ranking geral, já que para entrar no aplicativo é preciso estar vinculado ao Facebook ou ao Gmail pessoal.

As reclamações chegadas ao Sindicato de Alagoas apontam que gestores, a exemplo de gerentes administrativos e regional, estão cobrando dos trabalhadores que baixem o jogo. Nesta quinta-feira (21), foi publicado por uma gerência o ranking dos coordenadores. Todo dia o pessoal tem que acessar e jogar, porque o banco fica monitorando os acessos. “A regional fica incentivando o desafio pra quem faz mais pontos. O aplicativo fica ligado o dia todo e a galera tá jogando antes, durante e depois do expediente”, disse um dos funcionários.

Além de obrigar os funcionários a baixar e jogar no aplicativo, os gestores incentivam a disputa, dizendo que os mais pontuados precisam ser ultrapassados. Ou seja, estabelecem disfarçadamente metas, promovendo uma competição entre os bancários. “Isso tá atrapalhando o serviço na agência. Tem colegas que ficam loucos. O banco quer, discretamente, que você viva pra ele”, disse outra funcionária.

O movimento sindical já entrou em contato com o banco para protestar e exigir providências. Também estudam formas jurídicas de enfrentar a situação, inclusive com denúncias ao Ministério Público. 



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884