Notícias

15 de Outubro de 2020 às 08:57

Na Luta Contra as Demissões bancários de Dourados e Campo Grande fecham Regional do Bradesco na Capital

Nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, bancárias e bancários de todo o Brasil realizam o Dia Nacional de Luta contra as Demissões nos bancos. Como parte das atividades os Sindicatos dos Bancários de Dourados e de Campo Grande realizam protesto na Regional do Bradesco na Capital do Estado.

Na foto da esquerda para a direita, Carlos Longo, Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, José Brito, diretor do Sindicato de Campo Grande, Neide Rodrigues, Presidenta do Sindicato de Campo Grande e, Edegar Martins, Diretor do Sindicato de Dourados, em manifestação na porta da Agência do Bradesco que dá acesso a Regional do banco em Campo Grande.

Mesmo ferindo estabilidades garantidas em legislação e convenção coletiva/ACT como, por exemplo, a demissão de bancárias gestantes, os bancos Bradesco, Itaú e Santander vem, sistematicamente, demitindo trabalhadores e trabalhadoras neste momento de descontrole da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

A pandemia não acabou, mas o Santander demitiu mais de mil bancárixs em 2020. Outras 400 demissões foram feitas pelo Itaú e o Bradesco se nega a cancelar as cerca de 430 demissões realizadas até o momento. O Banco Mercantil do Brasil demitiu 18 bancárixs somente em setembro.

Muitas destas demissões são feitas através de ligações telefônicas e outras atingem a totalidade de departamentos, com a clara finalidade de terceirização das atividades.

Após o debate realizado pelas Comissões de Empresas destes bancos, foi instituído o Dia Nacional de Luta, que tem como mote a “Defesa do Emprego e Contra as Demissões”.

Demissões do Bradesco na base de Dourados e Campo Grande

Na base de Dourados, na maior das covardias o Bradesco está demitindo até por telefone. Foi o caso de um bancário em Dourados que, prestes a se aposentar e afastado por ser do grupo de risco e depois de mais de 32 anos de trabalho dedicados ao banco, recebeu a ligação do gerente nesta terça-feira (13) comunicando o seu desligamento.

O mesmo procedimento praticado contra uma bancária também da cidade de Dourados, demitida covardemente por telefone nesta quarta-feira (14) depois de mais de 33 anos de trabalhos prestados ao Bradesco.Em Maracaju a mesma covardia com uma bancária dispensada também por telefone depois de mais de 29 anos de trabalhos prestados ao Bradesco, essa inclusive já na pré-aposentadoria.

Em Campo Grande foram ao menos 19 demissões, com fechamento de 05 agências desde o mês de agosto, deixando pais e mães de famílias desempregados e clientes e usuários com menos opções de atendimento.

A perversidade dos bancos

Os bancos investiram cerca de R$1 bilhão em publicidade no primeiro semestre e já demitiram mais de mil trabalhadores durante a pandemia. O Bradesco, Itaú, Santander e o Mercantil do Brasil estão demitindo sem justa causa, inclusive trabalhadores com histórico de adoecimento, do grupo de risco e também na pré-aposentadoria.

Nas propagandas milionárias em horário nobre das TVs e nas redes sociais posam de bonzinhos e se vendem preocupados com a pandemia, na vida real praticam todo o tipo de perversidade com pais e mães de famílias que dedicaram uma vida de trabalho árduo, cumprindo metas absurdas e abusivas para garantir lucros extraordinários a essas instituições e agora, sem dó nem piedade, são dispensados sem o mínimo de respeito, dignidade e consideração.

Manifestações também nas redes sociais

Além dos atos, manifestações e protestos presenciais, ocupar as redes sociais é outra maneira eficaz de atingirmos nosso objetivo neste dia de luta: pressão nos bancos, fazer com que clientes e funcionários saibam que postura os bancos estão tendo nestes tempos de pandemia.

Clique aqui e veja também: Dia Nacional de Luta contra as demissões nos bancos privados



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884