Banco Bradesco

12 de Agosto de 2025 às 15:50

Sindicatos de todo o país realizam Dia Nacional de Luta no Bradesco

Manifestações nas unidades forma em protesto contra demissões e fechamento de agências

Sindicatos de bancários de todo o país promoveram protestos contra o fechamento de agências do Bradesco, medida que vem provocando um grande número de demissões e prejudicando clientes e usuários, que enfrentam atendimento cada vez mais precarizado.

Na base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS, a mobilização ocorreu com o retardamento em duas horas na abertura em duas unidades, uma na cidade de Dourados e outra no município de Deodápolis. Clique aqui ou no final da matéria e confira as imagens das manifestações.

Com faixas, panfletos e, em Dourados, também com a utilização de carro de som, os diretores e diretoras da entidade denunciaram a prática perversa do banco que fecha agências, demite funcionários e dificulta a vida de clientes e usuários do banco, especialmente daqueles que mais precisam de um atendimento humanizado por parte do Bradesco.

Lucros nas alturas

O cenário no Bradesco é alarmante. Mas só para funcionários e clientes que têm de lidar com o fechamento de agências, corte de pessoal e adoecimento. Para o banco, tudo flui, perfeitamente. A política perversa se traduz em números. Em seis meses de 2025 (janeiro a junho) o lucro chegou a R$ 11,96 bilhões.

Demissões

O presidente do Sindicato, Janes Estigarribia, que é funcionário do banco, lembrou durante sua fala na manifestação em Dourados que: “O Bradesco demitiu mais de 2.500 trabalhadores entre janeiro e junho deste ano em todo o Brasil.”

“O Bradesco precisa ter mais responsabilidade na sua política de extinção de agências bancárias em todo o país e com a manutenção dos empregos. O fechamento de agências e a redução de pessoal afetam diretamente a população.” Disse Estigarribia.

Fechamento de agências

Na base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS já foram extintas seis agências, sendo três em Dourados e mais três, nas cidades de Itaporã, Nova Alvorada do Sul e Glória de Dourados, com uma agência fechada em cada uma delas, sendo que nestas eram as únicas unidades do Bradesco no município.

Mas a sanha do Bradesco em extinguir agências e reduzir o número de funcionários em troca do lucro fácil não para. Mais duas agências na base de Dourados vão deixar de existir a partir do próximo dia 22 deste mês. Uma em Dourados, que passará a contar com apenas uma unidade para atender a demanda de todo o município e agência de Deodápolis, alvo dos protestos dos bancários no dia de hoje. Está a única unidade do banco no município e que abrirá mais as suas portas também a partir do dia 22 de agosto.

A realidade de hoje no Bradesco

O descaso do Bradesco com a população não para por aí, nas agências que ainda restam, o número de caixas eletrônicos vem sendo reduzidos, além do banco vir constrangendo a população a não entrar nas agências para atendimento presencial, contrariando a legislação que diz que o consumidor tem o direito de escolher como quer ser atendido.

O resultado dessa política perversa de redução de agências e de funcionários, penaliza os clientes e usuários, além de refletir também nos trabalhadores que restam nas agências que ficam sobrecarregados, o que tem levado os mesmos ao adoecimento com metas cada vez mais desumana. A gestão de pessoal do banco é na base da pressão psicológica, humilhação e assédio moral e o bancário vai para o local de trabalho com medo de ser o próximo a ser dispensado.

Galeria de Fotos



Diretoria

Janes Estigarribia
Presidente
Ivanilde dos Santos Fidelis
Diretora Politicas Sindicais
João Batista dos Santos (João Grandão)
Diretor de Assuntos Jurídicos
Joacir Rodrigues de Oliveira
Diretor de Imprensa e Comunicação
Edegar Alves Martins
Diretor de Saúde e Cond. de Trabalho
Mitsuru Yamassaki
Titular
Dulcinéia Duarte Machado
Suplente
Euclézio José Carollo
Suplente
Henrique Rodrigues dos Reis
Suplente
Juliana Junqueira Franco Marrelli
Suplente
Fernando Stocco Missiato
Suplente
Marcelo Lopes de Souza
Suplente
Carlos Alberto Aparecido Farias (Carlito)
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884