Banco do Brasil

29 de Agosto de 2026 às 13:25

Lei sobre portas de segurança é publicada em Douradina e Sindicato cobra adequação de agência

A lei foi proposta pelo executivo depois de gestão do sindicato junto a prefeita e vereadores do município que aprovaram por unanimidade o pleito da entidade

A nova Agência do Banco do Brasil de Douradina-MS promete oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários e mais conforto e praticidade aos clientes. Com uma estrutura moderna, mobiliário novo e um espaço planejado para melhorar o atendimento, o novo prédio também chamou a atenção do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região em relação a uma questão fundamental: a segurança.

Durante visita ao local, os dirigentes do Sindicato observaram que a porta giratória de segurança foi instalada em uma área mais ao fundo da agência, direcionada apenas ao acesso dos trabalhadores do setor de caixas. A situação levantou preocupação quanto à segurança dos demais funcionários, clientes e usuários dos serviços bancários.

Diante da situação, o Sindicato procurou as autoridades do município e apresentou a necessidade de adequação da legislação para garantir que as agências bancárias ofereçam maior proteção a trabalhadores e à população.

A reivindicação foi prontamente atendida e resultou na elaboração de uma Lei, de autoria do Poder Executivo, estabelecendo regras para a instalação das portas de segurança nas instituições bancárias do município. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, no dia 12 de agosto e publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira, dia 26 de agosto.

Com a publicação da Lei, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Janes Estigarribia, e o Diretor Jurídico da entidade, João Grandão, acompanhados por Edegar Alves Martins, representante da Fetec-CN (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte), estiveram na Agência do BB de Douradina, na manhã desta quinta-feira (27), quando protocolaram, junto ao Gerente da Agência, Celso Correia Nuud, documento solicitando que a instituição financeira providencie as adequações necessárias.

A legislação municipal estabelece que a porta de segurança deve ser instalada na entrada da agência, garantindo maior proteção a todos os trabalhadores e também aos clientes e demais pessoas que utilizam os serviços bancários. Vale destacar que o sindicato fez gestão junto aos representantes do Banco do Brasil ainda quando o prédio estava em construção e a entidade teve acesso ao projeto, para que o banco instalasse a porta giratória no local adequado, inclusive argumentando que buscaria a aprovação da lei. O banco preferiu o caminho mais difícil e dispendioso financeiramente, já que agora terá que fazer a mudança.

Para o Sindicato, a adequação é necessária para que o novo prédio, além de moderno e confortável, esteja também de acordo com as normas de segurança.

A segurança bancária é, inclusive, um dos temas centrais da Campanha Nacional dos Bancários 2026. O Sindicato reforça que continuará atento às mudanças promovidas pelas instituições financeiras e cobrando medidas que garantam condições adequadas de trabalho e segurança para os bancários e para toda a população.

Fonte: Seeb-Dourados e Região/MS

Veja também:

>>>>> Prefeitura de Douradina encaminha projeto de porta de segurança à Câmara Municipal

>>>>> Douradina aprova lei que amplia segurança nas agências bancárias

>>>>> Lei garante segurança no Banco do Brasil de Caarapó após mobilização do Sindicato, Câmara e Prefeitura

>>>>> Câmara Municipal altera Lei e garante instalação de porta de segurança na entrada das agências bancárias de Dourados

>>>>> Em reunião com deputado Zeca, Sindicatos propõem lei estadual de segurança bancária



Diretoria

Priscila Forni Donzelli B. Lopes
Vice-presidente
Carlos Alberto Longo
Diretor de Organização e Sup. Administrativo
Paulo Rosa
Titular
Sandra Regina S. Mazarim
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Hellon Charles Douglas Sekine
Suplente
Ana Perla Alves Casa
Suplente
Christian Luiz Pereira
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884