Notícias

27 de Dezembro de 2012 às 22:59

2012, um ano marcado por conquistas e avanços da categoria bancária

O ano de 2012 foi marcante para a categoria bancária. Além de mais uma campanha salarial vitoriosa com participação efetiva dos bancários em toda a base territorial do sindicato que culminou com aumento real, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região ganhou ações na Justiça contra o Santander e Banco do Brasil.
Sem contar as inúmeras manifestações em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores, que foram desde a cobrança por um ar condicionado estragado, reformas em agências que levaram os bancários a situação de risco, como também, a luta por melhores condições de trabalho nas agências bancárias, como exemplo, no Banco do Brasil, especialmente dos funcionários da Plataforma de Suporte Operacional (PSO), as inúmeras denúncias de assédio moral e práticas antissindicais no Bradesco, paralisações contra demissões no Itaú e no HSBC, dentre outras ações desenvolvidas pelo sindicato.
Luta contra demissões e campanha salarial
A luta contra a onda de demissões no sistema financeiro, considerado, disparadamente, o setor mais lucrativo da economia brasileira, merece destaque entre as importantes ações do sindicato em 2012. A campanha salarial dos bancários em nossa base a cada ano também fica mais fortalecida, com a maior adesão dos bancários, consequentemente, as conquistas são proporcionais. Claro que ainda há muito pelo que lutar, mas os avanços são consideráveis.
Este ano a paralisação foi curta – durou apenas nove dias–, mas rendeu um reajuste salarial de 7,5%, com 2,02% de aumento real, e 8,5% sobre auxílios e pisos. Vale destacar que pelo nono ano consecutivo conquistamos aumento real, acumulando 13,22% nos salários e 35,57% no piso, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Vinte anos de Convenção Coletiva
Em 2012, a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) completou duas décadas. Essa importante conquista da categoria é um documento onde bancários e patrões formalizam as promessas feitas e dá a segurança jurídica de que elas vão ser cumpridas.
A luta dos bancários por melhores condições de trabalho é constante e os banqueiros fazem de tudo para não atender aos interesses dos funcionários. Nesse processo, a CCT se faz um instrumento essencial e é graças a ela que conquistas como mais contratação, mais segurança, aumento dos salários, igualdade de oportunidades e saúde são asseguradas.
Em 2013 a luta vai continuar ainda mais fortalecida. Para continuarmos conquistando avanços, a categoria tem de permanecer unida e mobilizada.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, a diretoria



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884