25 de Junho de 2012 às 23:59
A preferência é por agência bancária fixa, revela pesquisa
O brasileiro prefere realizar as operações bancárias nas agências fixas, com atendimento humanizado e toda infraestrutura, do que pela internet. É o que revela pesquisa da consultoria Cisco. No total, 80% dos entrevistados trocariam de banco caso o número de agências fosse reduzido.
O levantamento revela ainda que 92% das pessoas gostariam que as unidades bancárias oferecessem mais serviços financeiros e assessorias. O brasileiro não confia na web e utiliza o internet banking apenas para operações mais simples, como pagamento de contas e consultas de extrato e saldo.
Os índices levantam uma questão importante. O atendimento humanizado é a opção escolhida pela sociedade. Mas os bancos ignoram a vontade popular, reduzem o quadro de funcionários para diminuir custos e, empurram o cliente para a web ou para os correspondentes bancários.
A pesquisa ouviu 5,3 mil correntistas em cinco países desenvolvidos (Canadá, França, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido) e emergentes (Brasil, China e México).