Notícias

12 de Maio de 2016 às 23:59

Ameaça de privatizações é destaque

 O passado atesta. A ameaça de privatização que rondou os bancos públicos durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso está de volta com o provável governo Michel Temer (PMDB). E não é brincadeira. Além das empresas perderem o papel social, muitos empregos estão em risco.
O assunto terá amplo destaque no Congresso dos Bancários, sábado e domingo, a partir das 9h, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.
O programa Ponte para o Futuro, lançado pelo PMDB, confirma. Diversas empresas estatais estão na lista de privatização inclusive a Caixa, Banco do Brasil e BNB. O diretor do Sindicato da Bahia, Geraldo Galindo, lembra do quase fechamento do Banco do Nordeste no governo FHC e se mostra preocupado com o atual cenário.
 Além de reduzir à metade o número dos funcionários e fechar agências por toda a região, o clima era de perseguição política e muita repressão. "A expectativa é de que o quadro sombrio retorne, o que ameaça inclusive a existência do BNB. Temos de nos preparar para uma batalha duríssima".
A manutenção de importantes conquistas também preocupa. Segundo o secretário-geral do Sindicato, Olivan Faustino, "é fundamental garantir a renovação do acordo para garantir a preservação dos empregos e dos direitos".
O Sindicato dos Bancários da Bahia tem posicionamento firme em favor da democracia e não vai parar de lutar contra os ataques aos direitos dos trabalhadores e da categoria bancária.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884