23 de Setembro de 2011 às 23:59
Apenas 32% dos brasileiros pagam IPTU, pobre paga mais
O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) só é recolhido por 32% dos imóveis residenciais no Brasil. A falta de estrutura dos municípios é apontada como o motivo principal para o não recebimento do imposto, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Um dado, porém, não é novidade. O pobre paga mais do que o rico. Os contribuintes das residências mais baratas chegam a desembolsar percentuais até cinco vezes superiores aos 10% dos imóveis mais caros do Brasil.
Outro elemento chama a atenção. A grande concentração de renda em relação aos tributos municipais, que são cobrados com mais eficiência, em geral, nas cidades mais ricas. A pesquisa revela que 250 municípios do país arrecadam 10 vezes mais do que a maioria das 5.564 cidades brasileiras.
O IPTU é um imposto que só pode ser cobrado em áreas urbanas e que disponham de, pelo menos, dois de cinco requisitos: esgoto, abastecimento de água, iluminação pública, canalização da água da chuva e uma escola ou posto de saúde em um raio de 3 km.



