9 de Julho de 2012 às 23:59
Artur Henrique deixará CUT Nacional
A CUT Nacional, pela primeira vez na história terá um presidente do Setor Bancário, o atual tesoureiro da CUT, Wagner Freitas.
Após entregar o comando da CUT ao atual tesoureiro da central, ex-bancário Vagner Freitas, nesta quinta-feira, Artur pretende se dedicar a coordenar o recém-criado Instituto de Cooperação Internacional da CUT que ficará responsável pela relação da central com os sindicatos do continente americano, tarefa desempenhada pelo então ex-presidente Lula.
O Instituto surgiu com a intenção de fortalecer ainda mais o grupo de trabalho do instituto na América diante das demandas da CUT no cenário internacional.
Caberá a Artur Henrique representar a CUT no conselho deliberativo da Confederação Sindical das Américas (CSA), como um dos 35 vice-presidentes da entidade, que somam a outros dois representantes: ex-presidente da CUT João Felício, também como vice-presidente, e Rafael Freire como secretário de Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável da CSA.
Após o final do 11º CONCUT que esta acontecendo em São Paulo, a tesouraria da CUT Nacional passará a ser comandada pelo atual secretário-geral, Quintino Severo, cujo cargo será de Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, organização que presidiu a central na maior parte de seus quase 30 anos e na qual Lula fez sua carreira política.