Notícias

2 de Agosto de 2013 às 23:59

Ato conjunto em Dourados marca lançamento oficial da Campanha Salarial dos Bancários no MS

A Campana Salarial dos Bancários chega às ruas no Mato Grosso do Sul. Em ato conjunto os sindicatos de Dourados e de Campo Grande fizeram o lançamento oficial do movimento nesta sexta-feira (02) em Dourados. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, que já havia feito o lançamento oficial na capital, na terça-feira (30), dia da entrega da minuta a Fenaban, fez questão de participar do ato também em Dourados, dando ares de lançamento estadual ao movimento.
O ato contou com carro de som, faixas, “picolés” e panfletagem. A concentração dos bancários foi no Banco do Brasil, Agência Dourados, onde após a realização de ato público os dirigentes sindicais fizeram um arrastão percorrendo as demais agências da região central da cidade, dando visibilidade a sociedade e mobilizando a categoria para a luta.
Segundo Janes Estigarribia, presidente do Sindicato de Dourados, “Esse é o período mais importante do ano para a categoria. Por isso, os bancários precisam dar exemplo de garra, organização e unidade, esse é um dos motivos que levaram os companheiros da capital estarem presentes, mais uma vez, no lançamento da campanha em Dourados”.
“Clientes e usuários das instituições financeiras também devem entrar na luta da categoria, que não é só pelo salário. Pois ir a uma agência bancária hoje é um sofrimento. Juros abusivos, altas tarifas, cobranças indevidas e demora no atendimento, por conta da falta de funcionário, integram a lista de reclamações. Os bancos enriquecem a cada ano em detrimento dos funcionários e da população”. Lembrou Estigarribia durante sua fala na manifestação.
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) já recebeu a pauta de reivindicações dos trabalhadores. A primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e os banqueiros acontece na próxima quinta-feira (08).
Reivindicações - Além do reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real mais a inflação do período, projetada de 6,6%) e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 5.553,15, os bancários querem a garantia do emprego, segurança, fim das demissões imotivadas e controle das filas nas agências.
Lucros nas alturas e corte de funcionários
Os três maiores bancos privados do país (Itaú, Bradesco e Santander) publicaram nos últimos dias os balanços do primeiro semestre de 2013, somando lucros astronômicos de R$ 15,905 bilhões, apesar do pequeno crescimento da economia brasileira.
No entanto, eles continuaram demitindo milhares de bancários, praticando rotatividade para reduzir custos e eliminando juntos 5.988 postos de trabalho, o que é inaceitável. A novidade é que o Santander é o novo campeão, pois cortou 2.290 empregos, ultrapassando o Itaú que eliminou 2.264 no semestre. O Bradesco extinguiu 1.434 vagas. Já nos últimos 12 meses os três bancos fecharam 10.254 empregos. Vem para a luta, bancário(a)! Não é só pelo salário.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, com Contraf-CUT, por Joacir Rodrigues



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884