Avaliação da Contraf-CUT sobre queda da Selic repercute em todo país
A avaliação positiva da Contraf-CUT sobre o corte de 0,5% na taxa básica de juros, conforme decisão do Copom na quarta-feira (30), mantendo a trajetória descendente da Selic e atingindo o menor patamar da sua história (8,5% ao ano), repercutiu na mídia em todo o país. Vários jornais, sites e blogs divulgaram o posicionamento da entidade nacional dos trabalhadores do ramo financeiro.
"No entanto, é necessário reduzir ainda mais a Selic, de forma a aproximá-la dos níveis internacionais, e é inadiável forçar o sistema financeiro nacional a baixar de verdade as altas taxas de juros, o spread e as tarifas", apontou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
"Embora todos os grandes bancos, pressionados pelo governo, tenham anunciado reduções nas taxas de juros, e usem isso até em suas campanhas de marketing, a verdade é que o crédito mais barato não chegou na ponta do consumidor, que continua pagando como antes os mais altos juros e spreads do mundo. Pior ainda, alguns bancos estão aumentando ainda mais as tarifas a pretexto de compensar a queda dos juros", critica o dirigente sindical.
Para Carlos Cordeiro, é preciso que o governo e as autoridades monetárias tomem medidas mais efetivas para que o barateamento do crédito chegue de fato à produção e ao consumo. Ele também defende a participação da sociedade nessa discussão.
"O crédito é estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país e os bancos são concessões públicas. É urgente que o governo convoque uma conferência nacional do sistema financeiro, para que a sociedade possa discutir e definir qual o papel dos bancos na economia", defendeu o sindicalista.
Confira algumas notícias veiculadas em todo o país:
> O GLOBO - Empresários e sindicatos Elogiam corte na Selic
> Folha.com - Centrais sindicais elogiam corte na taxa de juros
> Correio Braziliense - Contraf diz que queda nos juros é avanço, mas cobra queda nos empréstimos
> Rede Brasil Atual - Bancários vêem avanço na Selic e cobram redução 'de verdade' dos juros bancários
> G1 - Para Contraf-CUT e Força, Selic precisa cair ainda mais
> Diário do Grande ABC - Para Contraf-CUT, Selic precisa cair mais
> UOL Economia - Para Contraf-CUT e Força, Selic precisa cair ainda mais
> Portal do Governo Federal - Entidades consideram diminuição da taxa de juros importante para a economia
> Extra - Para Contraf-CUT e Força, Selic precisa cair ainda mais
> Estado de Minas - Queda da Selic é positiva, avalia a Contraf
> A Tarde/BA - Para Contraf-CUT, Selic precisa cair mais
> O Imparcial/MA - Queda da Selic é positiva, avalia a Contraf
> Portal Terra - Para centrais sindicais, queda da Selic é positiva, mas insuficiente
> Infomoney - Comércio, trabalhadores e indústria esperam mais cortes nos juros
> DCI - "Plano de Voo": Panos quentes e chá de camomila
> G1 - Veja a repercussão da decisão do Copom de baixar os juros para 8,5%
> Yahoo Finanças - Empresários e sindicatos elogiam corte na Selic
> Jornal Floripa - Centrais sindicais elogiam corte na taxa de juros
> BOL Notícias - Comércio, trabalhadores e indústria esperam mais cortes nos juros
> Portal JUSBrasil - Entidades consideram diminuição da taxa de juros importante para a economia
Fonte: Contraf-CUT