20 de Setembro de 2011 às 23:59
Bancários aguardam proposta da Fenaban nesta terça enquanto protestam em Fátima do Sul

Por isso, os bancários continuam em alerta. Enquanto aguardam a proposta o Sindicato dos Bancários continua com a mobilização da categoria, com reuniões nas agências e manifestação pública. Nesta terça-feira, em Fátima do Sul, cidade a 42 km de Dourados, onde realiza reuniões em todas as agências bancárias e, ainda, manifestação pública com carro de som, faixas, cartazes e carta aberta à população.
Até porque as instituições financeiras já negaram todas as reivindicações dos trabalhadores sobre remuneração, emprego, igualdade de oportunidade, saúde do trabalhador e segurança bancária. O Sindicato vem denunciando a postura dos bancos até agora na mesa de negociação e preparando os bancários, clientes e usuários para uma possível greve, caso os banqueiros não apresentem proposta descente.
A categoria quer reajuste salarial de 12,8% (5% de aumento real mais a inflação - projetada em 7,5%), PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 4,5 mil, piso salarial de R$ 2.293,31 (definido pelo Dieese), valorização do vale-refeição e do vale-alimentação e PCS (Plano de Cargos e Salários) para todos os bancos.
Caso a negociação não renda bons resultados, a categoria vai permanecer fortalecida e unida. A greve é um direito e, se nada mudar, vai acontecer.
Veja aqui o passo a passo das negociações com a Fenaban e os lucros dos bancos
Fonte: Seeb-Dourados, por Joacir Rodrigues