Notícias

8 de Dezembro de 2011 às 22:59

Bancários assinam acordo sobre ponto eletrônico no Bradesco

 Será nesta quinta-feira 08/12, a assinatura do novo sistema de ponto eletrônico, o primeiro do acordo aditivo, dentre os bancos privados com o movimento sindical. O aditivo será assinado com o Bradesco e os representantes sindicais das federações e sindicatos de bancários. A assinatura acontece em São Paulo.
Essa é mais uma conquista dos trabalhadores que em assembléias, discutiram e aprovaram o acordo que regulamenta o sistema adotado pelo banco para a marcação da entrada e da saída dos funcionários das agências e concentrações de todo o país.
O objetivo é atender aos requisitos da legislação, a qual estabelece a adoção de Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE) para empresas com mais de dez empregados, oferecendo ao funcionário a possibilidade de imprimir o comprovante de entrada e de saída do trabalho.
A nova ferramenta passará a ser obrigatória a partir de janeiro de 2012, conforme portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo intuito é evitar fraudes no controle de horas trabalhadas, horas extras não remuneradas e extensão da carga horária dos trabalhadores além do permitido em lei.
Essa assinatura significa que os trabalhadores passam a ter um importante instrumento de fiscalização para evitar fraudes e também a sobrecarga na jornada diária de trabalho do funcionalismo, afirma Janes Estigarribia representante da COE da Fetec-CN já que o banco não poderá fazer qualquer alteração no sistema sem antes consultar o trabalhador.
A vigência do acordo assinado nesta quinta-feira, na sede da Contraf/CUT, em São Pauo, é de um ano e contou com a presença do presidente da Fetec-CN José Avelino que é funcionário do Bradesco.

"É um avanço importante, pois traz proteção aos trabalhadores na questão da jornada. Com o ponto eletrônico, se houver algum problema, os bancários têm como buscar seus direitos", diz Elaine Cutis, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, órgão da Contraf-CUT que assessora as negociações com o banco. O instrumento é um acordo padrão, que também será orientado em breve para ser firmado com as demais instituições financeiras, levando-se em conta as especificidades de cada banco. Foto: contrafcut



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884