6 de Dezembro de 2012 às 22:59
Bancários de Dourados participam do protesto nacional contra horário estendido no Itaú
Nesta quarta-feira (05/12) o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região participou do Dia Nacional de Luta contra o expediente diferenciado no Banco Itaú, o projeto, chamado de horário estendido, vem sendo implantado de forma unilateral em algumas agências do banco em algumas regiões do país (450 até o momento), sem nenhuma negociação com o movimento sindical e, o que é pior, sem a contratação de um único funcionário. Pelo contrário, apenas nos nove primeiros meses deste ano o Itaú cortou 7.831 postos de trabalho.
Trabalhadores de todo o Brasil protestaram ontem contra a atitude do banco. O movimento sindical vai continuar firme neste propósito até a empresa mudar a postura. O Itaú está tentando impor um modelo de atendimento de 10 horas, com funcionamento das 9h às 19h, sem gerar nenhum posto de trabalho. Em Dourados a manifestação, com carro de som e panfletagem com jornal específico produzido pela Contraf-CUT, aconteceu na agência da Avenida Joaquim Teixeira Alves, a maior agência do banco no município, que permaneceu fechada durante, ficando sem atendimento ao público durante todo o dia.
Com a mudança, os funcionários têm as rotinas de trabalho e social alteradas. O movimento sindical é a favor da ampliação do horário de atendimento nos bancos, inclusive essa é uma luta antiga da categoria, porém a nossa reivindicação é que o horário de funcionamento seja das 9h às 17h (horário de Brasília), no caso de Mato Grosso do Sul das 8h às 16h, mas com dois turnos de trabalho, com a devida contratação de mais funcionários.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues