Bancários de Teresina lançam Campanha Nacional e cobram mais empregos
Crédito: Seeb Piauí
Mágicos revelam tuques dos banqueiros no Piauí
Com apresentação de malabaristas, acrobatas e mágico, foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (13) a Campanha Nacional dos Bancários 2012, em frente à agência do Santander, na Praça do Bancário, em Teresina. Com o slogan "Chega de Truques, Banqueiro!", a campanha deixa claro que os donos de bancos são verdadeiros mágicos para esconder os números, não investindo em segurança e contratação de novos empregados.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, José Ulisses de Oliveira, avalia que o lançamento em Teresina foi positivo. "Os banqueiros não estão fazendo novas contratações, o que compromete o atendimento aos clientes. Se não houver avanços nas negociações entre os donos de bancos e o Comando Nacional, a greve será inevitável", afirma o dirigente sindical.
De acordo com o diretor de Política Sindical do Sindicato, João Neto, "será preciso uma grande mobilização da categoria para pressionar os banqueiros. Neste ano, a campanha não diz respeito somente a salário e Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mas queremos e precisamos de mais trabalhadores no sistema financeiro", pondera.
João Neto cobrou ainda os dispositivos de segurança necessários nas agências, bem como vigilantes na área de autoatendimento com coletes a prova de balas. "Pedimos a mobilização dos bancários e da sociedade para combater a ganância dos banqueiros", enfatiza o sindicalista.
Os bancários reivindicam 10,25% de reajuste; piso da categoria de R$ 2.416; PLR maior; Plano de Cargos e Salários para todos os bancos; e mais segurança para clientes e funcionários, dentre outras demandas.
Apresentação Circense
Durante o lançamento da campanha, a Trupe Pé de Moleque, do Movimento de Meninos e Meninas de Rua, que realiza um trabalho social há 24 anos em Teresina com crianças e adolescentes carentes, fez uma apresentação circense atraindo a atenção da população local. Um mágico fez truques de como os banqueiros escondem na cartola os lucros exorbitantes.
Na manhã desta terça-feira (14), duas caravanas de bancários seguem para o Norte (Parnaíbi, Piripiri e Campo Maior) e Sul (Picos, Oeiras e Floriano) do Piauí para o lançamento da Campanha 2012 no interior do Estado.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Piauí