10 de Setembro de 2011 às 23:59
Bancários discutem terceirização no TST
Os bancários participam de audiência pública sobre terceirização de mão-de-obra no TST (Tribunal Superior do Trabalho) nos dias 4 e 5 de outubro, em Brasília. O encontro reúne juristas, acadêmicos, representantes de entidades de classe patronais e de empregados. Destaque para a presença dos professores, Márcio Pochmann, Nelson Mannrich, Ricardo Antunes e José Pastore.
A ação pode pôr um fim à terceirização bancária ou pelo menos, alterar o triste cenário de exploração e insegurança em que atuam os trabalhadores. O assunto é o pivô de cerca de 5 mil processos em tramitação no Tribunal.
As audiências públicas foram aprovadas em maio deste ano. Os encontros têm o objetivo de esclarecer a manutenção do critério de atividade-fim da empresa, atualmente adotado pelo TST, para declarar a licitude ou ilicitude da terceirização.
Foram realizados 221 pedidos de inscrição, mas como não é possível habilitar todos, a presidência do TST, responsável pela seleção, reduziu a participação de representantes. Cada um terá 15 minutos para intervenção. A audiência será transmitida ao vivo pela internet por meio do site da TV Justiça.