27 de Maio de 2013 às 23:59
Bancários do Itaú paralisam agência em Dourados por valorização
Os bancários do Itaú Unibanco de Dourados estão realizando nesta segunda-feira, 27/05, Ato de protesto com fechamento de uma agência do banco na área central da cidade durante todo o dia. A atividade, coordenada pelo Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, faz parte do calendário nacional deliberado pela COE (Comissão de Organização dos Funcionários do Itaú Unibanco) e acontece em todo o País dentro da Campanha por Valorização no Itaú.

Segundo Raul Verão, presidente do sindicato, “O foco da mobilização desta segunda gira em torno da valorização dos bancários do Itaú, fim das demissões, fim do assédio moral, fim das metas abusivas, fim do horário estendido ou implantação de dois turnos de trabalho e mais respeito e diálogo com o movimento sindical”.
Ainda segundo Raul, “O Itaú teve lucro líquido de R$ 3,472 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2012. A rentabilidade do banco manteve-se alta, alcançando 19,1% de janeiro a março de 2013 e, em contrapartida cortou nada menos que 708 postos de trabalho, chegando a um total de 6.679 cortes em apenas um ano”.
“É inadmissível que num cenário de lucro e rentabilidade altos e inadimplência baixa, o Itaú promova essa grande quantidade de demissões. Diminuir postos de trabalho nesse momento em que o Brasil caminha para o pleno emprego é um desserviço para o país e desmente a suposta responsabilidade social e ambiental que o banco tanto alardeia”, finaliza o presidente do sindicato e funcionário do banco, Raul Verão.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues