Notícias

3 de Setembro de 2012 às 23:59

Bancários retardam abertura de seis agências em Dourados a espera de proposta

Os bancários de Dourados estão fazendo uma manifestação nas agências bancárias na manhã desta segunda-feira (03/09), na região central da cidade, em protesto pela enrolação da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que não têm negociado com seriedade com a categoria até o momento.
A atividade faz parte do calendário nacional de mobilização e acontece em todo o país. Em Dourados as agências centro e prime do Bradesco, centro do Banco do Brasil, centro da Caixa, centro do Itaú e urbana do Santander, abrirão as suas portas para atendimento ao público com uma hora de atraso, ou seja, às 11 horas da manhã.
Clique aqui e veja também: Negociação com a Fenaban será retomada na terça-feira, 04 de setembro
Segundo Raul Verão, presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, “Nosso protesto é para que os banqueiros apresentem uma proposta decente na rodada de negociação marcada para esta terça-feira, 04/09, em São Paulo”. Ainda segundo Raul, “até agora a Fenaban apresentou uma proposta de reajuste muito aquém da reivindicada pelos bancários, além disso, itens como saúde, garantida de emprego e mais contratações ficaram fora da contraproposta dos bancos”.
De acordo com o Dieese, 97% dos reajustes concedidos a 370 categorias no primeiro semestre deste ano superaram a inflação calculada pelo INPC, do IBGE. Na média, o aumento real foi de 2,23%. É o melhor resultado das negociações salariais desde 1996. Não há, portanto, nenhuma razão para que o sistema financeiro, o mais rentável da economia, se recuse a oferecer um reajuste justo para os bancários. De 2003 a 2011, os bancos obtiveram crescimento de 250% nos seus lucros, segundo o Banco Central, enquanto a renda do trabalhador, no mesmo período, subiu somente 22,24%.  .  
Nesta terça-feira (04/09), o Comando Nacional dos Bancários volta a sentar à mesa com a Fenaban para debater o assunto. A categoria quer, além do reajuste de 10,25%, PLR de três salários mais uma parcela fixa de R$ 4.961,28, mais contratações, o fim das demissões imotivadas, segurança e melhores condições de trabalho. Até agora a Fenaban ofereceu apenas 6% de reajuste, com pífios 0,66% de ganho real e praticamente se recusou a discutir os outros itens.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884