13 de Agosto de 2012 às 23:59
Banco do Brasil abre negociação específica nesta tarde em Brasília
Os funcionários do Banco do Brasil abrem as negociações especificas com a direção da empresa nesta segunda-feira (13/08), às 14h, em Brasília. Na pauta, emprego, condições de trabalho, saúde e previdência. Nesta terça-feira (14/08), às 10h, os bancários sentam à mesa novamente com o BB para debater remuneração e carreira.
Entre os itens, PCCS (Plano de Cargo, Carreira e Salário) para todos e o fim das metas e do assédio moral. Atualmente, diversos processos estão em andamento no Ministério Público do Trabalho por conta da prática no banco e, na grande maioria, o BB é condenado.
Ainda na pauta, o retorno das substituições, colocando fim ao desvio de função nas agências, jornada de 6 horas e a isonomia de direitos. Hoje, os funcionários pré-98 têm direito a licença-prêmio, férias de 35 dias após 21 anos de banco e anuênio, benefícios que os bancários que ingressaram depois de 1998 não têm.
As reivindicações ainda incluem o cumprimento da cláusula 8ª do Acordo Coletivo do Trabalho, que prevê que as comissões não podem ser inferiores a 55% do salário básico, plano odontológico próprio e administrado pela Cassi e o pagamento de comissão aos caixas ao invés de gratificação, como é atualmente.