Notícias

29 de Janeiro de 2014 às 22:59

Bancos ainda excluem e milhares de pessoas não têm conta bancária

O levantamento é da FGV (Fundação Getúlio Várgas) e constatou que 30% das famílias brasileiras não têm conta bancária. Segundo a pesquisa, feito pela Fundação Bill & Melinda Gates e da Bankable Frontier Associates.a baixa renda e a falta de contracheque para comprovar ganho mensal são os principais fatores. 

Outro fator é que, a população também desconfia das organizações financeiras e resistem em entregar as finanças aos bancos. Muitos preferem poupar a grana e a prova disso é que apenas 34% da população possuem conta poupança. O índice afeta diretamente o crédito no país e faz com que cerca de 20% da população ainda prefira comprar “fiado” ou anotar o valor na caderneta.

Apesar dos baixos índices de bancarização no Brasil, os bancos não têm conseguido dar conta das demandas nas agências por falta de pessoal. Por isso, têm investido em correspondentes bancários e em mobile banking, para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades e diversificar a oferta de serviços.

Mas esse serviço que deveria acontecer em locais onde é difícil o acesso as pessoas que precisam de bancos, acaba acontecendo nos grandes centros, ou seja, correspondentes bancários que atuam ao lado de agência de bancos.

Recente levantamento feito pelo sindicato dos bancários de Dourados, constatou a falta de correspondentes em distritos de grande numero populacional como Itahum, Macaúba, Vila Vargas e Vila São Pedro em Dourados, sem falar dos municípios da base, disse Janes Estigarribia, presidente do Sindicato em Dourados.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884