25 de Agosto de 2011 às 23:59
Bancos devem informar sobre as tarifas
Os bancos são obrigados a esclarecer a população sobre a cobrança das taxas de serviços, além de oferecer pacotes com os chamados serviços essenciais. No caso de aumento das tarifas, por exemplo, a comunicação deve ser feita com antecedência de 30 dias. A informação é do Banco Central.
Atualmente, as empresas podem cobrar por cerca de 30 tarifas. Mas, poucos consumidores têm conhecimento sobre o significado de cada uma, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Resultado, os bancos mandam brasa e aproveitam para fazer cobranças indevidas.
Um exemplo é o chamado adiantamento de depósito ao contribuinte. A tarifa é cobrada quando o consumidor emite um cheque sem saldo na conta ou quando excede o limite do cheque especial. Nesse caso, o banco cobra o valor do cheque, sem consultar o cliente, e depois uma tarifa que chega a R$ 30,00.
Para não cair em armadilhas, o consumidor deve buscar informações no site das organizações financeiras, obrigadas a prestar esclarecimentos, ou em tabelas na própria agência. Para lidar com os bancos, é preciso atenção e esperteza.