29 de Junho de 2012 às 23:59
Bancos lucram mais com pacotes de tarifas
Não é mais novidade que os bancos fazem de tudo para lucrar mais. Os valores cobrados para a prestação de serviços aos clientes comprovam isto. Pode chegar a 70% a diferença de valor entre os pacotes padronizados de tarifas bancárias, segundo o Procon.
Na Caixa, o pacote é de R$ 10,00, menor valor encontrado, já o maior registrado é o do Safra, R$ 17,00. Foram comparadas as tabelas de serviços prioritários e de pacote padronizado vigentes em 16/05/11 com as praticadas em 16/05/12 no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
De acordo com a pesquisa, somente a Caixa reduziu o valor do pacote. Estão incluídos o cadastro para início de relacionamento, oito saques por mês, quatro extratos mensais, dois extratos do período referente ao mês imediatamente anterior e quatro transferências entre contas na própria instituição.
O BB subiu seis tarifas, sendo que a maior variação verificada foi de 14,81% no depósito identificado. Já o Bradesco, aumentou nove tarifas. A maior alta foi a do extrato mensal (43,75%).
No Itaú, oito tarifas foram elevadas, com maior variação de 40,44% para a exclusão do cadastro dos emitentes de cheques sem fundos. Também houve mudanças na Caixa. A variação na concessão de adiantamento a depositante chegou a 59,26%. O HSBC e Santander mantiveram as taxas, enquanto o Safra reduziu cinco e aumentou 16.