12 de Setembro de 2011 às 23:59
Bancos não aderem política contra o assédio moral

De acordo com o estudo O Impacto da Organização e do Ambiente de Trabalho Bancário na Saúde Física e Mental da Categoria, 65% dos bancários têm queixa de estresse. O número é bem superior à média da população brasileira de 30%, segundo a UFF (Universidade Federal Fluminense).
Nem esses dados são capazes de sensibilizar os banqueiros, que afirmam que as reclamações são isoladas. No entanto, o assédio e a cobrança por metas são frutos de um modelo de organização de trabalho que incentiva a competição exacerbada, privilegia o individualismo e cria um ambiente estressante.
Não é por acaso que as estatísticas oficiais indicam que a categoria bancária é a campeã em adoecimento mental. Os distúrbios vão desde estresse à depressão e até suicídio. Importante ressaltar que o assédio moral é fruto da cobrança de metas. É a partir do momento em que o trabalhador é obrigado a vender serviços que o problema começa.