Notícias

24 de Setembro de 2013 às 23:59

Bancos privados fecham 7 mil vagas

As organizações financeiras estão mesmo na contramão da economia brasileira. Mesmo com o país abrindo mais de 1 milhão de empregos desde o início de 2013, os bancos privados fecham postos de trabalho. De janeiro a agosto, o sistema financeiro encerrou 6.987 mil vagas de trabalho no Brasil.
A PEB (Pesquisa de Emprego Bancário), publicada nesta terça-feira (24/09), expôs ainda a manobra dos bancos, de aumentar a rotatividade no emprego, para alavancar ainda mais os lucros e reduzir custos.
O estudo foi realizado em parceria com o Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), com base nos dados da Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego). Segundo o Cadastro, o sistema financeiro fechou mais postos do que abriu. O total de perda foi de 3.374 vagas (contratações de 26.940 mil contra desligamentos de 30.314).
É por isso que a categoria insiste nas reivindicações voltadas a valorização do emprego, com o fim da rotatividade e mais contratações na campanha salarial deste ano.
Bancos públicos
 Nos públicos, as oportunidades de crescimento são um pouco melhores, de acordo com o relatório. A Caixa inclusive foi a única instituição que teve saldo positivo, com a contratação de 3.357 novos empregos. Já o Banco do Brasil, manteve o número estável. Mesmo assim os bancários continuam sobrecarregados dentro das agências.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884