15 de Março de 2012 às 23:59
Banqueiros vão estar no banco dos réus
Já está marcado o dia para julgamento de processos movidos contra bancos em razão do descumprimento das normas de segurança. A Polícia Federal agendou a 92ª reunião da CCASP (Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada) para o dia 12 de abril, às 9 horas, em Brasília. Também vão ser julgados processos movidos contra empresas de vigilância e transporte de valores e centros de formação de vigilantes.
A PF é quem realiza a fiscalização sobre o cumprimento da lei federal nº 7.102/83 que trata das normas de segurança. A CCASP se trata de um fórum que conta com representantes do governo, bancários, vigilantes e entidades patronais, como a Febraban. Essa será a primeira reunião em 2012. Durante estas reuniões que ocorrem, em média, a cada três meses, bancários de todo o país, são representados pelas entidades sindicais.
Denúncias
Os processos são abertos pela fiscalização das delegacias estaduais da Polícia Federal (Delesp), mas os bancários e clientes podem fiscalizar também, observando se as normas de segurança estão sendo cumpridas nas agências e postos de atendimento bancário. Em caso negativo, devem encaminhar denúncias por escrito para a Delesp mais próxima. Mais informações pelo telefone (71) 3319-6000