Notícias

16 de Setembro de 2011 às 23:59

BRASIL: Mais de 25 milhões deixam a pobreza

A política de valorização do salário mínimo, os programas sociais, como Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, desenvolvidos pelo governo federal entre 2004 e 2009, diminuíram em 5,6% a desigualdade de renda entre a população brasileira, retirando da pobreza 10 milhões de pessoas.
Os dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgados nesta quarta-feira (15/09), indicam ainda que o percentual de pessoas com renda mensal igual ou maior do que um salário mínimo per capita – consideradas não pobres – subiu de 29% para 42%. O que significa dizer que o número de pessoas dessa faixa subiu de 51,3 milhões para 77,9 milhões.
No mesmo período analisado, seis milhões de brasileiros deixaram a condição de “extremamente pobres”. Em 2004, eram 15 milhões e em 2009, baixou para nove milhões. De acordo com o Ipea, o crescimento da renda e a diminuição das desigualdades foram bastante significativos.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884