Brasília: Sindicato e Fetec-CUT/CN debatem melhorias para os trabalhadores de cooperativas de crédito
Dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e do Sindicato dos Bancários de Brasília se reuniram para debater melhorias para os trabalhadores em cooperativas de crédito, avaliar os acordos coletivos vigentes e definir estratégias para fortalecer a categoria. A reunião ocorreu na sede do Sindicato.
“A importância desse encontro é porque ele vai intensificar a discussão envolvendo os trabalhadores em cooperativas de crédito. O saldo é positivo no sentido de ampliarmos nossa atuação em prol dos trabalhadores”, afirma Marly Ferreira, secretária-geral da Fetec-CUT/CN.
O Brasil possui atualmente 42 mil trabalhadores em cooperativas de crédito, que são organizadas por sistemas, confederações e até mesmo cooperativas independentes. No Distrito Federal, são em média 5 mil trabalhadores do ramo financeiro distribuídos em cooperativários, financiários, lotéricos e correspondentes bancários.
Para Talita Régia, secretária de Formação do Sindicato dos Bancários de Brasília e também coordenadora da Juventude da Fetec-CUT/CN, “lutar por mais conquistas para esse segmento significa ampliar os direitos trabalhistas e de fato organizar e valorizar todos os trabalhadores do ramo financeiro”.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília