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19 de Setembro de 2012 às 23:59

Com greve, consumidor continua obrigado a pagar contas nos bancos

Com a greve dos bancários em todo o país, o Procon alerta que o consumidor não está desobrigado de pagar faturas, contas, boletos bancários ou outros tipos de cobrança. Com as agências bancárias fechadas, clientes podem usar os terminais de auto atendimento, que continuam funcionando. Entretanto, as empresas credoras devem oferecer outras formas e locais para o pagamento, segundo o Procon-SP.
Outra orientação é que o consumidor entre em contato com as empresas para solicitar demais opções de pagamento. O pedido deve ser documentado, seja por e-mail ou número de protocolo de atendimento, para o caso de posterior reclamação. Caso o consumidor se sinta prejudicado pela greve dos bancários, pode fazer uma reclamação no Procon de sua cidade.
A entidade orienta ainda que não sejam cobrados encargos do consumidor e nem que o nome do consumidor seja enviado aos serviços de proteção ao crédito.
Como agir durante a greve nos bancos:
Pagamentos:
Antes do vencimento – caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativos de celular e tablets, telefone, correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados, DDA (Débito Direto Autorizado) ou débito automático.
Depois do vencimento – correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados
Saques: ficam limitados a R$ 1.000 ao dia em caixa eletrônico, banco 24 horas, correspondentes bancários em lotéricas, agências dos Correios e supermercados. Aos correspondentes bancários também são limitados os saques em três transações por dia.
Consulta saldo/extrato: caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
Outras consultas – lançamentos futuros, extrato de compras com cartões de débito e crédito, informe de rendimentos, de investimento, de poupança: internet banking, aplicativo de celular e tablets
Talão de cheque: caixa eletrônico, internet banking (impressão)
Depósito: caixa eletrônico, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios, limitado a R$ 1.000 ou a três transações por dia
Transferências:
Documento de Crédito (DOC), valor inferior a R$ 5.000: caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone
Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), valor igual ou superior a R$ 3.000: caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone
Bloqueio/Desbloqueio de cartões: caixa eletrônico, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone
Recarga de celular: caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios/farmácias/supermercados
Resgate automático de investimentos: caixa eletrônico, internet banking
Administração de aplicações e transações agendadas: internet banking
Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda): correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
Recebimento de benefícios (INSS, PIS, Pasep, abono): caixa eletrônico, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda): correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
Empréstimos/Crédito Direto ao Consumidor (CDC): caixa eletrônico
Empréstimo consignado a aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas: correspondente bancário
Exclusão de cadastros/Serasa e SPC: negociação com as entidades
Com a greve ficam suspensos os seguintes serviços:
Outros empréstimos com valores mais altos;
Financiamentos (para compra de imóveis e automóveis);
Criação ou modificação de senhas ou
Resgate de cheque sem fundo
Fonte: Agência Brasil
 



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