19 de Julho de 2011 às 23:59
Compensação de cheques em até dois dias
A demora na compensação de cheque vai acabar a partir de terça-feira (19/07). O procedimento, que antes demorava até 20 dias em algumas cidades do interior, agora deve acontecer em, no máximo, dois dias. A mudança é devido à implantação da compensação digital.
Segundo as organizações financeiras, a alteração não vai terminar em demissões. Os bancários esperam que os bancos cumpram a promessa. E mais. Não facilitem a adulteração e falsificação dos documentos, já que agora toda a compensação será através da internet.
Antes das mudanças, a organização financeira que recebesse o documento o enviava para a câmara de compensação do Banco do Brasil, que em seguida encaminhava para o banco de origem do cheque. Este, por sua vez, conferia o saldo em conta corrente, a assinatura, o preenchimento de valor e a autenticidade do cliente para, somente depois, fazer a compensação. Todo o procedimento demorava até um mês.
Com o novo método, o cheque em papel fica no primeiro banco, sem a necessidade de haver o transporte. A organização financeira captura os dados através do código de barras e imagem. As informações são enviadas em um único arquivo para o BB, que processa o documento e envia ao banco de origem.
Ainda é mantida a prioridade de compensação de cheque com valores acima de R$ 300,00. Já os cheques de até R$ 299,00 são compensados em até dois dias.