29 de Julho de 2015 às 23:59
Conferência Nacional: Pauta será debatida de sexta até domingo em São Paulo
Começa nesta sexta-feira (31/07), em São Paulo, a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, o maior fórum de debates da categoria no Brasil. O evento acontece até domingo (02/08), no hotel Holiday Inn. Trabalhadores de todo o país participam das discussões.
O representante da base do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região é o diretor de base, Edegar Alves Martins (foto no final da matéria), delegado eleito durante o 5º EEBAN-MS – Encontro Estadual dos Bancários – que compõe a delegação estadual que irá defender as propostas do Estado.
Em três dias, os participantes debatem sobre conjuntura política e econômica, sistema financeiro e mundo do trabalho. Destaque para emprego, terceirização, rotatividade, segurança e saúde.
As propostas aprovadas nas etapas estaduais também estarão em discussão, assim como o índice de reajuste salarial e o resultado da consulta feita pelos sindicatos aos bancários. O EEBAN-MS deliberou e os delegados do Estado vão defender aumento de 14,5%, composto por 5% de ganho real mais a reposição da inflação do período.
No último dia, domingo (02/08), os participantes aprovam a pauta nacional, que será negociada com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho.
O lucro líquido das organizações financeiras é extraordinário. Nem outro setor ganha tanto. Em 2014 colocaram nos cofres mais de R$ 60 bilhões. Portanto, não há motivos para negar o atendimento das demandas.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues