Conferências Regionais devem acontecer até o próximo dia 14 de julho .
Federações e sindicatos de todo o país estão promovendo conferências e encontros estaduais e regionais, aprofundando os debates e preparando a 14ª Conferência Nacional dos Bancários, o mais importante fórum de deliberações da categoria, que acontece entre os dias 20 e 22 de julho, em Curitiba.
De acordo com o calendário definido pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, as conferências regionais devem acontecer até o próximo sábado, dia 14.
Quatro grandes temas estão em discussão: emprego; remuneração; saúde, condições de trabalho e segurança bancária; e sistema financeiro nacional. Eles devem ser abordados de forma transversal, levando em consideração as questões de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência.Nas conferências regionais são eleitos os delegados e as delegadas que participarão da 14ª Conferência Nacional.
Encontro Estadual de Matogrosso do Sul.
Com a finalidade de construir a pauta da Campanha Salarial dos Bancários de 2012 aconteceu no, 30 de junho, das 08 às 18h, em Campo Grande o 2º EEBAN , com a participação de delegados representantes das bases sindicais dos dois maiores sindicatos da categoria no Estado. Dourados e Campo Grande juntos representam mais de 3 mil bancários espalhados em 41 municípios do Mato Grosso do Sul.
O convite para participar do Encontro foi estendido também aos outros sindicatos de bancários do Estado.
O evento foi realizado na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação do MS), à Rua 26 de agosto, 2296, bairro Amambaí em Campo Grande.
O 2º EEBAN discutiu propostas que comporão os eixos da campanha salarial 2012, dentre eles o índice de reposição salarial, mais contratações pelos bancos, metas abusivas de produtividade e a realização da Conferência Nacional do Sistema Financeiro
Segundo Raul Verão, presidente do Sindicato de Dourados: "Além de discutir as demandas da categoria o encontro, já na sua segunda edição, aprofunda ainda mais a unidade entre as duas entidades sindicais, fortalecendo a categoria no Estado para continuarmos avançando na luta e na defesa dos seus direitos".
Ao final do evento, aprovou se duas moções a ser encaminhadas para a CONTRAF e para a Presidência da República Exma Dilma Russef. Abaixo o conteúdo das Moções.
Campo Grande MS, 30 de Junho de 2012
MOÇÃO DE REPÚDIO
À UNASUL
(União de Nações Sul-Americanas)
À CONTRAF
(Confederação Nacional do Trabalhadores no Ramos Financeiro)
O Encontro Estadual de bancários e bancárias do Estado de Matogrosso do Sul, manifestaram no seu 2º encontro, repúdio ao golpe que derrubou o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e aprovou por unanimidade, moção por meio da qual condenam o impeachment, e o desrespeito ao direito de defesa do presidente e à vontade soberana do povo que o elegeu 2008, ocasionando desta forma uma ruptura no processo democrático neste país.
Os participantes do encontro pede que a UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) e a CONTRAF (Confederação Nacional do Trabalhadores no Ramos Financeiro) leve em consideração a democracia e solicite o imediato reestabelecimento da ordem e a vontade soberana do povo paraguaio.
Atenciosamente,
_________________________________________
Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região
_________________________________________
Sindicato dos Bancários de Dourados e região
Campo Grande MS, 30 de junho de 2012
MOÇÃO
A Presidência da República Federativa do Brasil
Exma. Presidenta Dilma Russef
O Encontro Estadual de bancários e bancárias do Estado do Mato Grosso do Sul através de seus participantes, aprovaram no seu 2º encontro, moção por meio do qual exige que a Presidencia da Republica do Brasil, convoque uma Conferencia Nacional do Sistema Financeiro em 2012, para debater uma nova Regulamentação do Sistema no país.
Não podemos tolerar e nem concordar que os bancos através de suas fusões venham se tornar um monopólio dentro do sistema financeiro levando os bancários e bancárias a sofrerem com as metas abusivas e o desemprego, e a sociedade pagar juros e tarifas altíssimos, por conta da especulação do capital dentro deste Sistema que a todo ano batem recordes de lucro.
Os bancárias e bancários, através da moção exigem também que os bancos estrangeiros ou nacionais cumpram seu papel social perante a sociedade brasileira, investindo no desenvolvimento do Brasil.
Atenciosamente,
_________________________________________
Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região
_________________________________________
Sindicato dos Bancários de Dourados e região