Correios devem começar a aceitar cartões de crédito
Dentro de 20 dias, os Correios devem começar a aceitar cartões de crédito e débito como forma de pagamento. As administradoras tiveram até a última semana de junho para dar sugestões à minuta do termo de credenciamento elaborado pela companhia. Segundo José Osvaldo Fontoura, diretor financeiro dos Correios, além das grandes bandeiras como MasterCard e Visa outras marcas devem aderir ao processo, como a Hipercard, do Unibanco. E não é para menos. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) possui um mercado potencial de 5.484 agências espalhadas por todo País, com volume de R$ 12 milhões de pagamentos por dia e fluxo de 10 milhões de pessoas por semana. “A nossa expectativa é que 30% das compras sejam pagas com os plásticos”, diz. Mas, para abrir o processo de credenciamento, a companhia optou por adaptar seu sistema de recebimento ao invés de locar máquinas leitoras de cartões de cada uma das administradoras. Um dos motivos para esta iniciativa foi não gerar altos custos operacionais. “Realizamos um projeto piloto em Brasília e Goiânia para a adaptação das máquinas dos Correios às transações. Somente após esses testes tivemos certeza que era viável aceitar os cartões nas compras”, comenta. A preocupação com os custos faz sentido diante das taxas cobradas pelas administradoras. Estimativas do mercado apontam que o aluguel de cada equipamento – conhecido como POS – custa em média R$ 50,00. Além de uma taxa cobrada por transação, que varia entre 2% e 5%. De acordo com Fontoura, apesar de ter ticket médio baixo, a companhia não vai restringir compras de pequeno valor pagas com cartões. “Nós também queremos aumentar o fluxo de compradores pessoa jurídica no ambiente on-line. Em breve, lançaremos um programa de envio de grandes lotes de cartas pela Internet”, comenta. Atualmente, os Correios disponibilizam pelo site alguns serviços que podem ser pagos com cartões, mas o serviço está restrito às lojas virtuais associadas. Os Correios esperam receber adesão, também, de bandeiras de menor porte. “O credenciamento é aberto a todos que administram cartões no País”, afirma Fontoura. A idéia de integrar várias empresas de cartões ao sistema tem sido bem aceita neste setor. A Sorocred, por exemplo, já declarou interesse em fechar parceria com a companhia. “Pretendemos credenciar as agências dos Correios nos Estados onde possuímos operação”, comenta Luiz Carlos do Nascimento, diretor financeiro da Sorocred. Por Cecília Della Flor Fonte:Partner Consultoria