Notícias

2 de Março de 2012 às 23:59

Correspondentes bancários continuam um problema

Os bancos continuam se beneficiando com o Conselho Monetário Nacional (CMN). O CMN prorrogou mais uma vez o prazo para que as organizações financeiras retirem os correspondentes bancários das agências. A data limite agora é 1º de novembro.
O prazo já havia sido prorrogado por duas vezes. Inicialmente, os bancos teriam até 2 de janeiro deste ano para retirarem os correspondentes. Depois ganharam mais três meses, com a prorrogação para 4 de abril.
Inclusive, a medida, anunciada em 30 de novembro do ano passado pelo Banco Central, é considerada insuficiente pelo movimento sindical. Os trabalhadores defendem o fim dos correspondentes bancários.
A justificativa é simples. Eles não oferecem segurança alguma e ainda precarizam a mão-de-obra, já que os funcionários não têm garantidos os direitos da categoria bancária e ainda têm o salário bem inferior.
Na verdade, os bancos são os únicos beneficiados, pois reduzem custos com o quadro de pessoal, não investem na infraestrutura das agências, muito menos em segurança e ainda continuam a bater recorde de lucratividade.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884