Notícias

16 de Abril de 2012 às 23:59

De novo, bancos têm os maiores lucros e setor é o que menos emprega

Levantamento feito pela empresa de consultoria Economática revela o que todo o país já sabe e vem se repetindo ao longo dos últimos anos. O setor bancário é, disparadamente, o mais lucrativo da economia brasileira e, ao mesmo tempo, o que menos gera emprego no Brasil.
Entre as empresas de capital aberto no país em 344 grupos analisados, os bancos apresentaram os maiores lucros ano passado. Os ganhos das 25 maiores bandeiras bancárias em operação no Brasil chegaram a R$ 49,4 bilhões, um crescimento de 14,48% em relação a 2010 e 39,4% do total acumulado pelo grupo das companhias de capital aberto.
O setor de energia, com 45 empresas, aparece em segundo lugar na lista, com lucro de R$ 17,5 bilhões em 2011. Expansão de 2,5% ante 2010.
Para Carlos Longo, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, “Os dados reforçam a tese de que os bancos podem reduzir as taxas de juros e melhorar as condições de trabalho dos bancários, com mais contratações e melhorar os salários dos trabalhadores, os principais responsáveis pelo excelente desempenho do setor”.
Bancos geram apenas 1,21% dos empregos do país
Em contrapartida aos exorbitantes lucros obtidos os bancos criaram apenas 23.599 novos postos de trabalho em 2011. O número corresponde a apenas 1,21% do total do país que, no mesmo período, gerou 2 milhões de vagas.
As organizações financeiras também são responsáveis por um dos salários iniciais mais baixos do mercado de trabalho nacional. A remuneração de um bancário que acaba de ser admitido é, em média, 40,87% inferior à dos desligados.
A demissão sem justa causa também é maioria no sistema financeiro. Do total de 36.371 desligamentos, 50,19% foram sem motivo. Os dados fazem parte da Pesquisa de Emprego Bancário, elaborada pelas entidades sindicais, em parceria com o Dieese. Os números têm como base o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.
 Para o Sindicato dos Bancários as contratações são insuficientes
 O número de vagas abertas no setor bancário no ano passado é menor do que os 24.032 empregos criados em 2010, redução de 1,8%. Uma prova de que a sobrecarga de trabalho, a extrapolação da jornada e o assédio moral continuam nas agências do país. A conclusão é uma só, os bancos cobram altas taxas de juros, tarifas exorbitantes e não contratam funcionários em número suficiente para prestar um bom atendimento aos seus clientes e usuários.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884