Notícias

26 de Setembro de 2011 às 23:59

É greve. Bancários aprovam paralisação por tempo indeterminado a partir desta terça 27/9

Os bancários de Dourados e Região acabam de referendar a Greve por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira, 27 de setembro. Essa foi a decisão dos bancários que participaram da assembléia, mais uma vez com o auditório lotado, realizada agora há pouco na Sede do Sindicato em Dourados. A paralisação é uma resposta dos trabalhadores contra a intransigência da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que se negou a apresentar uma proposta decente à categoria.
 Na sexta-feira (23), durante a quinta rodada de negociação, a Fenaban propôs 8% de reajuste sobre todas as verbas salariais, um aumento de apenas 0,2% em relação aos 7,8% oferecidos na terça-feira (20). Essa “nova” proposta também foi rechaçada por unanimidade, como a anterior na assembléia de hoje.
 “A categoria tem certeza de que os bancos têm condições de oferecer mais do que 0,56% de aumento real aos bancários e por isso aprovaram a greve. Com lucros acima dos R$ 27 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, as instituições financeiras se negam a atender reivindicações importantes como valorização do piso, segurança bancária e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados. (PLR)”, afirma o presidente do Sindicato, Raul Verão.
Greve aprovada por 82,4% dos inúmeros bancários presentes a assembléia, agora é a hora de irmos à luta. Para forçar os bancos – que fazem parte do setor mais rentável da economia brasileira – a atenderem às reivindicações da categoria, os bancários devem participar intensamente da greve. A concentração começa no início da manhã em frente à agência centro do Bradesco, em frente à Praça Antônio João.
Quanto mais bancários aderirem ao movimento e ajudar na mobilização e nas concentrações de esclarecimentos aos clientes e a sociedade em geral, que serão montadas em frente às agências maiores serão as chances de avançarmos no nosso movimento.   
Entre as principais reivindicações, os bancários querem reajuste de 12,8%, valorização do piso, PLR maior, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, regulamentação do sistema financeiro nacional, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização.
 Na quinta-feira (22), os bancários de Dourados e Região aprovaram o indicativo de greve a partir desta terça-feira durante assembleia realizada no sindicato. Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pelos banqueiros de 7,8% sobre todas as verbas.
 Nova assembleia nesta terça 27/9 
O Sindicato convoca nova assembleia da categoria nesta terça 27/9, às 15:30h, em frente a agência do Bradesco centro, na frente da Praça Antônio João, para avaliar os rumos do movimento e atualizar as informações.
 “Não deixe de participar dos comitês de esclarecimentos. Com a sua presença, mostraremos aos banqueiros toda a nossa disposição de buscar, com garra e mobilização, as conquistas que merecemos”, reforça Carlos Longo, vice presidente do sindicato e funcionário do Banco do Brasil.
Veja os resultados das assembleias dos sindicatos até as 20h30:
Aprovaram greve por tempo indeterminado:
São Paulo
Rio de Janeiro
Brasília
Porto Alegre
Curitiba
Alagoas
Ceará
Paraíba
Mato Grosso
Espírito Santo
Piauí
Campo Grande
Campinas
Juiz de Fora
Piracicaba
Teresópolis (RJ)
Itabuna (BA)
Sul Fluminense (RJ)
Jequié (BA)
Ipatinga
Dourados (MS)
São Leopoldo (RS)
Guarapuava (PR)
Vitória da Conquista (BA)
Fonte: Seeb-Dourados, com Contraf-CUT, por Joacir Rodrigues



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884