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1 de Janeiro de 2001 às 22:59

Em defesa do cliente bancário

Nesta semana, o Banco Central divulgou relatório sobre o número de queixas aos bancos no mês de setembro. O crescimento nas reclamações é alarmante. Se compararmos os registros de julho a setembro, o resultado é um aumento de 32,25%. Em relação ao número de reclamações por descumprimento de prazos, como o pedido de um extrato bancário, o salto é ainda mais assustador, passando para mais de 140%. Mas, a população pode denunciar o desrespeito dos bancos através de algumas ferramentas. Um exemplo são as ouvidorias instaladas nas empresas para receber as reclamações e responder em um prazo máximo de 30 dias o problema. A queixa pode ser registrada através dos sites dos bancos ou por telefone (confira o quadro abaixo). A criação do departamento em todas as instituições financeiras em atuação no país foi determinada pelo Banco Central, e desde 1º de outubro as empresas devem manter o setor e cumprir normas definidas pelo BC. TELEFONE DE OUVIDORIAS Banco Central 0800-9792345 Itaú 0800- 5700011 Bradesco 0800 704 8383 Caixa 0800 725 7474 ABN Real 0800 286 8787 BB 4004 0001 (Capitais) e 0800 729 0001 (Demais localidades)



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