Notícias

15 de Setembro de 2011 às 23:59

Em Maracajú bancários protestaram nesta quinta-feira e denunciam intransigência da Fenaban

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região esteve durante toda a manhã desta quinta-feira, 15/9, na cidade de Maracajú, cidade a 150 km de Dourados, protestando em ato público junto a população e denunciando a intransigência da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) com a categoria na mesa de negociação.
Durante o ato público realizado na frente da agência do Banco do Brasil, os manifestantes se revezaram em discursos informando a população de Maracajú e Região, os motivos que levam os bancários à greve todos os anos e, que neste, ao que parece não será diferente, já que depois de 3 rodadas de negociações os banqueiros só enrolaram e ainda tiveram o disparate de alegar que os bancários estão com os salários valorizados, dando a entender que não atenderão as demandas dos trabalhadores. Isso mesmo depois de terem abocanhado mais de 27 bilhões de lucros apenas no primeiro semestre.
Além do ato público o sindicado realizou reuniões nas quatro agências bancárias da cidade, Bando do Brasil, Bradesco, Caixa e HSBC, informando os trabalhadores sobre o andamento das negociações até o momento e mobilizando para uma possível greve, caso os banqueiros não mudem de posição e resolvam parar de brincadeira e negociem com seriedade com a categoria. Fato que até agora não aconteceu nem na mesa da Fenaban e muito menos nas mesas específicas da Caixa e do Banco do Brasil.
Na manifestação, com carro de som, faixa e cartazes, o sindicato distribuiu, ainda, uma carta aberta a população, buscando estabelecer um diálogo franco e aberto entre os trabalhadores e os clientes e usuários dos bancos, que no dia-a-dia são igualmente explorados pelo setor que mais lucra no Brasil e que em contrapartida menos emprega.
As cifras exorbitantes não deixam dúvidas quando a voracidade e falta de compromisso do setor financeiro, enquanto abocanharam 27.407 bilhões de lucros apenas no primeiro semestre, no mesmo período contribuíram com apenas 0,95% do total de 1.265.250 empregos gerados no mesmo período e, ainda, promovendo alta rotatividade entre os trabalhadores, com redução nos salários que chegam à 39% menores.
Caarapó e Fátima do Sul
Ainda como forma de mobilização e esclarecimento aos trabalhadores o sindicato estará nesta sexta-feira, 16/9, na cidade de Caarapó realizando reuniões em todas as agências bancárias, bem como simultaneamente reuniões em agências de Dourados. Na terça-feira, 20/9, data da tão esperada proposta global da Fenaban, o sindicato realizará ato público e reuniões nas agências de Fátima do Sul.
Mobilizações:
O Sindicato já realizou mobilizações e ou reuniões nas cidades de Dourados, Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Vicentina, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã e Maracajú. A meta, conforme calendário divulgado no Jornal Bancário do mês de agosto é a realização de reuniões em todas as agências e departamentos dos bancos até o dia 20/9.  
Confira abaixo porque os bancos tem todas as condições de atender as nossas reivindicações:
Fonte: Seeb-Dourados, por Joacir Rodrigues



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884