31 de Outubro de 2011 às 22:59
Fenacrefi faz proposta aos financiários
A campanha salarial dos financiários segue em ritmo intenso e decisivo. É que a Fenacrefi (Federação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) finalmente apresentou proposta com 8% de reajuste nos salários, gratificações e verbas (aumento real de 1,5%) e 11% no piso (aumento real de 4,3%).
A negociação de sexta-feira (28/10) também conseguiu melhorar outros itens, como a PLR de 90% do salário mais um valor fixo de R$ 1.600,00 (reajuste de 14% na parte fixa). Os trabalhadores agora votam a proposta em assembleia e, caso seja aprovada, todos os valores serão retroativos a junho, data-base da categoria.
O novo aviso prévio também é destaque. Pela proposta, as regras do benefício são iguais as dos bancários. Em outras palavras, o trabalhador é indenizado por um período de 120 dias e não 90 como a atual legislação.
Com relação às condições de trabalho, os financiários conseguiram arrancar um programa de combate ao assédio moral com características semelhantes a da categoria bancária.
PLR
O pagamento da PLR para os financiários segue a mesma lógica dos bancários, ou seja, se proposta for aceita, as financeiras têm até 10 dias após da assinatura do acordo coletivo para antecipar o pagamento de 60% da parte fixa (R$ 960,00).