HSBC fecha por duas horas em Dourados
HSBC em todo o país foi alvo de protestos nesta quinta-feira 18/4. Em Dourados a adesão ao Dia Nacional de Luta não foi diferente. Durante duas horas a principal agencia da cidade esteve fechada em protesto contra as demissões praticadas no país pelo banco inglês. Os trabalhadores também lutam por melhores condições de trabalho e cobram respeito e valorização profissional.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados, José Carlos Camargo Roque, funcionário da instituição, a mobilização foi apenas pra alertar o banco mas os clientes devem ficar atentos porque uma paralisação total não está descartada caso, continue o descaso do banco. Os dirigentes sindicais distribuíram uma carta aberta para explicar os motivos dos protestos e pedir o apoio da clientela.
Segundo Camargo o HSBC que teve lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, um crescimento de 9,6% em relação a 2011, continua demitindo, somente no ano passado, o banco fechou 946 postos de trabalho, contribuindo para alta rotatividade de mão de obra no Brasil, que ele não repete em nenhum outro país do mundo.
O número reduzido de bancários acarreta doenças e as filas nas agências bancárias é grande. O bancário é obrigado a trabalhar no limite, e sobrecarregado não consegue atender a demanda de clientes.
Como se não bastasse, a empresa efetuou pagamento a menor da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e do Programa Próprio de Remuneração (PPR) aos seus funcionários, mesmo com o alto lucro obtido em 2012.