8 de Agosto de 2011 às 23:59
Inflação semanal fica praticamente estável no início do mês
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve variação negativa de 0,01% na primeira prévia de agosto, após queda de 0,04% no mês de julho, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. "Cinco das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Alimentação", disse a FGV em nota.
Os custos do grupo Alimentação recuaram 0,48%, após declínio anterior de 0,67%, em razão de maiores variações dos itens frutas, laticínios e carnes bovinas. Os preços de Habitação subiram mais, passando de alta de 0,26% no mês passado para 0,31% no início deste. Os de Educação, leitura e recreação caíram menos, em 0,17% nesta leitura, após 0,23% na anterior. Os custos de Transportes, por outro lado, tiveram alta menor, de 0,20% agora, frente 0,33%. Os de Vestuário passaram de elevação de 0,42% para baixa de 0,22%.
As maiores quedas individuais de preços foram de batata-inglesa, tomate, manga, passagem aérea e pimentão. As principais altas foram de aluguel residencial, plano e seguro saúde, limão, vagem e álcool combustível.
Fonte: Portal Terra



