15 de Agosto de 2011 às 23:59
Inscrições para eleição de delegado sindical na Caixa e Banco do Brasil estão abertas
As inscrições para concorrer a delegado sindical na Caixa e BB começam hoje, 15/8 e vão até a sexta-feira, 19/8. Os candidatos interessados podem se inscrever através de ficha de inscrição já disponibilizada pelo sindicato. Caso algum candidato ainda não tenha tido acesso ao formulário é só entrar em contato com a entidade pelo fone 3422-4884 que o mesmo será providenciado imediatamente.
A eleição acontece entre os dias 29/8 e 02/9 e segue os critérios estabelecidos através do aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011.
A votação será no próprio local de trabalho e a posse dos eleitos será no dia 21/9. O mandato dos delegados eleitos é de 01 (um) ano.
Os diretores do sindicato já percorreram todas as agências e unidades das duas instituições, mobilizando os trabalhadores, distribuindo os formulários de inscrição e viabilizando o processo eleitoral.
A eleição de delegados sindicais nos bancos públicos foi uma conquista dos bancários garantida nos Aditivos do BB e da Caixa à Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários no início dos anos 1990, após luta e pressão dos trabalhadores. O movimento sindical continua lutando para estender a conquista aos bancos privados. Portando os bancários dessas instituições devem valorizar essa oportunidade de participação.
Critérios para concorrer: Na Caixa elege-se 1 delegado para cada 100 empregados, garantindo no mínimo 1 representante por unidade. No Banco do Brasil a proporção é de 1 para 80 e a eleição será por grupo de agências. Em nossa base podemos eleger 3 delegados.
Só podem ser candidatos bancários sindicalizados. Já para votar pode ser sindicalizado ou não sindicalizado.
A votação será na própria agência ou unidade de trabalho, por meio de urnas itinerantes que percorrerão os locias de trabalho, entre os dias 29/8 e 02/9 (a eleição será apenas em um dia em data pré-agendada em cada agência ou unidade durante esse período).
Quem é o delegado sindical
O delegado é um importante interlocutor entre o Sindicato e os bancários no local de trabalho. Para exercer o papel de delegado sindical não é necessário experiência prévia. Só é necessário ser sindicalizado e ter consciência de que é preciso a participação de todos os empregados na solução dos problemas.
ATRIBUIÇÕES:
O delegado sindical é responsável por encaminhar aos sindicatos e gestores as reivindicações dos bancários, representar o sindicato junto aos empregados de cada agência, acatar e encaminhar as decisões dos Fóruns Sindicais, entre outros.
GARANTIAS:
Tem estabilidade e é irremovível da unidade durante o exercício do mandato; poderá deixar de comparecer ao trabalho para participar de seminários, congressos, encontros ou outra atividade sindical, através de autorização do gestor; poderá promover reuniões com os bancários, segundo acordo prévio com o gestor.
Fonte: Seeb-Dourados, por Joacir Rodrigues